quarta-feira, 18 de março de 2009

...in hoc signo vinces...

Eu que me defino como um Humanista Cristão – e este cristão é apenas filosófico-cultural e não teológico-religioso – não posso deixar de lamentar, e lamentar profundamente, algumas tomadas de posição por parte da Igreja Católica, pela boca dos seus mais altos responsáveis, que ultimamente vieram a público, e refiro-me concretamente à “sentença” de excomunhão proferida pelo Bispo de Olinda em relação aos familiares e médicos de uma criança que engravidou por causa de uma violação, correndo risco de vida se continuasse com o processo gestativo e a quem foi provocado um aborto e ao anátema dirigido ao uso do preservativo, enquanto medida de contenção epidémica do HIV, pelo Papa Bento XVI a caminho de África, continente onde o SIDA aniquila seres humanos a um ritmo avassalador.
Tanto uma como outra posição, pela insensibilidade, inoportunidade, crueza, dogmatismo absurdo e pelo carácter tão inumano de que se revestem, são absolutamente anti-cristãs.
O Cristianismo é muito mais do que teologia, doutrina e infalibilidade do Papa. O Cristianismo é um corpo de valores e princípios que ditam a compaixão, a tolerância e a humildade no juízo do alheio ao comportamento dos Homens.
O Cristianismo por ser “humanamente Humano” é intrinsecamente inteligente e não se compadece com a tremenda estupidez que as já referidas posições revelam à saciedade.
Viva o Papa! Viva João XXIII!

1 comentário:

colher de chá disse...

Sim, é mesmo isso. É que é mesmo isso.