segunda-feira, 16 de junho de 2008

...exposição de trabalhos de joão carqueijeiro...


João Carqueijeiro expõe na Franchini’s Galeria (R. Miguel Bombarda, 214, 2º T, Porto), trabalhos seus sob o lema “Continuações”.

Para além da identidade clara e intrínseca de cada uma das peças, esta exposição dos trabalhos de João Carqueijeiro permite uma leitura, talvez secundária, mas quanto a mim possível – e de certa forma evidente – da sua atitude, enquanto artista, perante os materiais, os elementos e as formas.
Carqueijeiro tanto é um combinador de materiais e um controlador da acção dos elementos na sua relação com os primeiros, como é um tirano benévolo que não abdica do “imprimatur” da forma.
No entanto, seja qual for a sua atitude/comportamento perante a natureza das coisas, catalizador ou ditador, o resultado é, para conforto do olhar, sempre esteticamente belo como belos são todos os cordões umbilicais que nos unem a Gaia, de uma forma não artificial.

1 comentário:

Unknown disse...

Adorei o teu texto! Nem sei se o verbo é o mais adequado.
.
Fiquei sem fala, num primeiro embate.
.
Depois, pensei, como tu sabes tão bem perceber o essencial!...
.
Como fizeste uma "crítica" sintética e profundamente conhecedora da obra de arte... E não será, apenas, da do João [Carqueijeiro], mas da "obra de arte" num sentido mais lato e
muito mais vasto.
.
Speechless!... [Eu]
Moving.. [Ele pensa...]

[Beijo.......]

P.S.: A montagem que fizeste faz sentido demais!...