quinta-feira, 29 de maio de 2008

...uma confusão do caraças....











Um País em que o sistema de Educação secularmente falha, cometendo erros de palmatória, desde aquele muito antigo do tempo do Senhor D. João III que se traduziu, aquando da reforma da Universidade, em se ter substituído a velhinha “Escolástica” não pelas novas correntes de conhecimento trazidas pelo movimento das Descobertas mas por uma nova e recauchutada “escolásticazinha”, até ao contemporâneo absurdo de se confundir sucesso escolar com passagem de ano/não abandono da escola com aquisição de conhecimentos, é um País que sistematicamente se confunde.
Confundiu-se com o advento da Democracia, julgando que a mesma, de per si, significaria dignidade, prosperidade, igualdade de oportunidades e verdadeira cidadania para o Povo.
Confundiu-se com a adesão à ex-CEE, actual UE, julgando que desse facto se transformaria num País rico.
A verdade dos factos é que o advento da Democracia a única coisa que fez foi terminar com uma ditadura de cariz política, desenquadrar os bufos, acabar com a guerra colonial, dar por findo o Império, coisa muita é certo mas não o bastante, nem nada que se lhe pareça.
A verdade dos factos é que a adesão à “Europa” fez de nós mais frágeis, estourou com o equilíbrio dos sectores económicos – somos hoje o paraíso de terciário, e do terciário fraquinho – e aumentou gravemente as assimetrias sociais.
Portugal, democrático e “europeu” é hoje um País onde os pobres se multiplicam sendo um País crescentemente pobre, um País em que os cidadãos são uma raridade, em que a ignorância prevalece e o desalento predomina. Um País que vive numa verdadeira ditadura económica, fiscal e partidocrática.
Portugal, Estado-Nação confundido e enganado, esqueceu-se do complemento sine qua non da Liberdade: conhecimento, responsabilidade e disciplina.

1 comentário:

GP disse...

Como é que estando o Homem no planeta azul (escuro, diga-se) há tantos milhões de anos ainda não descoibruiu nenhum sistema melhor do que a democracia?!
Lembro-me sempre do meu Pai dizer que só acreditava em democracia quando lhe provassem que num cesto com dezranjas, nove podres e uma boa, as nove podres valessem mais que a boa.

Beijinho e bom fim de semana