sábado, 10 de maio de 2008

...eu gosto de fado...

Eu gosto de fado. Do fado de Lisboa e do fado de Coimbra.
Gosto do fado que canta e é cantado pelo meu Povo, um fado de faca e alguidar, de ciúmes e bulhas, de traições imperdoáveis e de todas as santas Marias.
Gosto do fado que canta o canto dos meus Poetas. Um fado que nos canta os encantos e desencantos da nossa alma, da alma do meu Povo.
Quando ouço fado, o bom fado da Amália ou do Carlos do Carmo e de tantos outros e outras – e de alguns novos, tão bons – há alguma coisa, que eu não consigo explicar, que me faz sentir que aquele canto é o meu canto, sem qualquer dúvida e sem saber nenhum dos porquês.
É uma espécie de apelo feito entrega imediata, que me faz sombra na calçada de uma viela ou marinheiro na alta gávea de uma nau. Não sei porquê, mas assim é.
O fado é talvez a poção mágica do ser português, é a sonoridade de uma certa forma de estar e ser mundo, inevitável e de que não adianta fugir. Não é melhor nem pior do que as outras, é apenas a nossa.
Por mais globalizados que sejamos, por mais Europa que nos legislem, por mais cosmopolitas que a nós nos faça a vida, por mais que gostemos de coca-cola, somos para o bem e para o mal aquilo que somos, mesmo que disso nos esqueçamos.
Somos um só fado que é o produto de todos os fados escritos e cantados e essa coisa estranha, essa mistura de bruxa maluca é aquilo que somos. Nem mais nem menos.

4 comentários:

Juani disse...

A MI ME ENCANTA EL FADO, SOBRE TODO AMALIA, Y DEBO DECIR QUE ESTOY DE ACUERDO CONTIGO .
PORTUGUES ES FADO
FADO ES PORTUGUES
SALUDITOS

mdsol disse...

quanto mais global, mais necessidade de identidade.
:)

mariam [Maria Martins] disse...

boa noite...

li de um fôlego...

desde cedo se ouvia fada cá por casa, mas, só agora estou a "despertar" para o fado, algum fado...

http://br.youtube.com/watch?v=WBF2YlfgDxQ

um sorriso :)

mariam [Maria Martins] disse...

fado
:)