quarta-feira, 9 de abril de 2008

...carta de pulsante a um ar de......

Um ar…,

Procurar é sinónimo de viver. Quanto ao encontrar, embora não seja sinónimo de morrer, não anda muito longe desse seu significado.
A procura contínua não significa não descobrir. Desde que nascemos descobrimos. O problema – ou melhor dizendo a “essência da coisa” – é que não há descobertas fechadas. Cada uma das descobertas feitas, impele-nos para a procura da descoberta seguinte, e assim de forma sucessiva até a tal coisa parecida com o encontrar, encontro a desfrutar sete palmos debaixo ou dentro de um pote, conforme a vontade ou conforme calhar.
O que distingue – salvo tragédia de monta – o feliz do infeliz, é que o primeiro encontra prazer nas descobertas intercalares e o segundo convence-se que só o será quando tiver encontrado.
Descobrir é conhecer. Conhecer um pouco mais do que se conhecia. Esse passo, mesmo que muito pequeno, é passível de gerar felicidade, até porque a mesma propriamente dita nem sequer existe – não passa de um conceito abstracto – apenas existem momentos da dita.
Não significa isso que tudo o quanto se vai conhecer seja bom. Bem pelo contrário, a maior daquilo que vamos conhecendo é uma belíssima trampa, no entanto o facto de sermos capazes de o descobrir é uma grande vantagem na rota do apaziguamento com o modo, com o tempo e com as circunstâncias.
"Passa bem. Adeus."

Pulsante

2 comentários:

Unknown disse...

Como me sinto honrada por ter uma carta de Pulsante para Um Ar De...

Juro que não estava à espera. É uma surpresa única.

Percebi a mensagem para mim.
Concordo com esse desfiar do conceito de felicidade
... e de que não pode haver descobertas fechadas...
... que desscobrir o significado daquilo que encontramos é uma grande vantagem...

Falta-me, no entanto, a parte do "apaziguamento" com o modo, o tempo e a circunstância.

E esse "finalmente" parece-me a conclusão mais sábia e, sendo assim, pensarei nas tuas palavras, mesmo que as minhas ainda sejam, por algum tempo, as do descontentamento...

"Passa bem. Adeus" [Também]

aperitivus disse...

acabo concordando com essa carta, bela.

amanhã tem leilão no APERITIVUS
sua presença será de grande importância.