segunda-feira, 19 de novembro de 2007

domingo, 18 de novembro de 2007

sábado, 17 de novembro de 2007

...do meu baú...


Quando as veias e as artérias são avenidas, ruas e becos,

quando o sangue e a linfa são pessoas,

quando o emaranhado em teia é um sentido perfeito,

quando as vísceras são obra de arte de uma singular complexidade,

quando a alma é clara e plural,

quando o corpo é de todos e de ninguém,

então...

....então é uma Cidade!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

...assisti ao debate dos candidatos democratas na CNN...


Joe Biden, Hillary Clinton, Chris Dodd, John Edwards, Mike Gravel, Dennis Kucinich, Barack Obama, Bill Richardson , candidatos do Partido Democrata à presidência Americana, enfrentaram-se ontem num debate promovido pela CNN, momento televisivo que me arrependo de ter tido a pachorra de assistir.

Recheado de banalidades e de soluções simplistas que acabam por ser não soluções para problemas tão sérios como a guerra do Iraque e o aquecimento global, o debate demonstrou claramente o primarismo intelectual dos respectivos participantes. Obama foi uma desilusão: mal preparado, inseguro e incapaz de produzir uma resposta directa a perguntas simples. Hillary Clinton é uma personagem gasta e mal disposta. O único que conseguiu ser minimamente interessante foi Dennis Kucinich (para saber mais sobre o dito...ver AQUI).

Para se perceber o nível do citado debate, basta dizer que o tema que mais polémica levantou foi a discussão se aos emigrantes clandestinos se deveria atribuir cartas de condução.

Tendo o Partido Democrata grandes hipóteses de vencer a próxima contenda presidencial americana, pelo que vi, se o soneto Bush é uma lástima a sua eventual emenda não será melhor.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

...a pensar no Natal


Presentes de Natal diferentes para aquelas pessoas que você....


Visite o site AQUI e deixe-se levar pela vontade de dar!

...nº de Nov-Dez já saiu...

terça-feira, 13 de novembro de 2007

...provocação nocturna...



No dia em que a cada uma das diferentes comunidades espanholas corresponder um estado soberano, este português sentir-se-à muito muito feliz :)))

...World Press Photo e Prémio de Fotojornalismo Visão


De 16 de Novembro a 6 de Dezembro no Forum da Maia...a não perder.

...Revista de Artes Performativas...


Um projecto muito interessante ...AQUI

...a propósito de Chavez...

Há uma tentação natural de considerar Chavez como mais um ditador com tiques apalhaçados, dos muitos que a América Latina tem produzido ao longo dos tempos, cujos efeitos nefastos apenas são sentidos pelos desgraçados que por eles são governados.
Estou, no entanto, convencido que Chavez é algo de diferente e talvez mais importante do que uma simples figura de pantomina.
Chavez, para o bem e para o mal, está legitimado pela força dos votos, quer em termos da sua eleição quer em termos dos sucessivos referendos a que tem submetido as suas decisões mais polémicas. O seu poder não resulta de uma pandilhada militar, apoiada pelos americanos ou pelos russos. O seu poder resulta de uma expressão eleitoral clara e muito mais límpida do que a legitimidade eleitoral de Bush.
Chavez é o presidente de um país com recursos naturais imensos, em que os combustíveis fósseis são preponderantes e sabe usar esse facto como argumento de poder e de marketing.
Chavez tem um discurso populista, muitas vezes demagógico, mas que vai buscar à cegueira do capitalismo e à brutalidade do neo-liberalismo selvagem os principais argumentos para informar a sua alegada razão.
Chavez tem um comportamento provocatório, susceptível de atrair interesse e adesões.
Chavez tem um pensamento e uma estratégia bolivariana para a América Latina, capaz de mobilizar vários países e sustenta-o numa dialéctica que aparentemente devolve dignidade a uma mole imensa de gente que tem sido secularmente desprezada.

...?...

“O Presidente francês Nicolas Sarkozy desafiou a Europa a ser "capaz" de garantir a sua própria defesa, por ocasião de um discurso pronunciado perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo”.

Muito bem...mas quem é o inimigo? De quem ou do quê tem a Europa que se defender?

Dos terroristas? Quais? Quem são os terroristas bons? Quem são os terroristas maus?

É que não podemos acusar todos os terroristas de serem maus. Se o fizéssemos muitas das relações institucionais europeias ruiriam. Além do mais convinha cristalizar os bons e os maus, é que começa a ser cansativo ver terroristas bons serem transformados em terroristas maus e vice-versa.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

terça-feira, 6 de novembro de 2007

..um texto do Prof Doutor Manuel Maria Carrilho...

O Prof. Doutor Manuel Maria Carrilho além de ter sido – na minha opinião – o melhor Ministro da Cultura de Portugal de sempre, e afirmo isto não por me rever em tudo o quanto correspondeu à sua gestão no citado ministério, mas porque considerar ter sido o único com um pensamento sólido e sustentado sobre o que deve ser uma política de um governo para a Cultura e porque estabeleceu um seguiu uma estratégia clara que visava atingir objectivos precisos, é um político intelectual (no sentido mais positivo da expressão), inteligente e suficientemente polémico para fazer a diferença num universo político substancialmente caracterizado pela boçalidade.
A propósito da temática “Europa”, “Tratado de Lisboa” e “Referendo” escreveu um artigo muito interessante publicado no Diário de Notícias e que posteriormente reproduziu no seu blog e do qual faço a seguinte transcrição:

“INVENTAR UM POVO


Os cidadãos europeus têm sido pouco sensíveis à crise da União Europeia, de que tanto se falou nos últimos tempos.
Esta indiferença resulta naturalmente do facto de a “crise” não se traduzir em dificuldades perceptíveis, em bloqueios visíveis para a generalidade das pessoas. Como já referi no meu texto…”

E que recomendo a leitura na íntegra AQUI

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

...duas coisas boas...























The Luminous Years – Portraits at MidCentury “ de Karl Bissinger com prefácio de Gore Vidal – uma aquisição da minha veia de coleccionista num alfarrabista em Toronto. A capa é o Marlon Brando e a foto retrata Le Clercq, Windham, Buffie Johnson, Tenessee Wiliams, Gore Vidal e Virginia Reed.

Frieze – na minha opinião a melhor revista de Arte e Cultura Contemporânea, nº 111 (Nov-Dez 2007) – Charles Ray, Michael Fullerton, Lucy Skaer e muito mais.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Eu gosto do trabalho dela....


Enfim alguém que não se acomoda ao pântano da "Educação"....

Maria de Lurdes Rodrigues, poderá ser mal amada mas ficará na História como a Ministra da Educação mais corajosa e clarividente dos últimos trinta anos.

...era dia de Todos os Santos, 1º de Novembro, e decorria o anno da graça de 1755...