quarta-feira, 15 de julho de 2009

...trabalho de férias da rapariga...

Sempre me preocupei que a minha filha lesse. Foi, graças aos Deuses, uma luta fácil já que ela gosta muito de ler.
No entanto, a fazer 19 anos, perdida nas fotocópias e manuais da faculdade, percebi que apesar de continuar a ler não lia “livros a sério” há uns tempos.
Nesse sentido marquei-lhe como “trabalho de férias” a leitura de dez obras:

“O Adeus às armas”, HEMINGWAY, Ernest;
“O Poder e a Glória”, GREEN, Graham;
“A Leste do Paraíso”, STEINBECK, John;
“O Delfim” PIRES, José Cardoso;
“Manhattan Transfer”, PASSOS, John Dos;
“Andam Faunos pelos Bosques”, RIBEIRO, Aquilino;
“O Som e a Fúria”, FAULKNER, William;
“A Festa do Chibo”, LLOSA, Mário Vargas;
“A Mancha Humana”, ROTH, Philip;
“O Vice-Cônsul”, DURAS, Marguerite.

Podiam ser outras, mas se a “coisa” correr bem…outros dez se seguirão.
Aos pais que lêem este blog recomendo que façam como eu: ponham os vossos filhos a ler bons livros. Aposto que se vão surpreender positivamente.

4 comentários:

Donagata disse...

É absolutamente verdade. Eu, como mãe, tive essa experiência. Hoje tenho dois filhos adultos, bons leitores, apreciadores de boa literatura embora eclécticos nos seus gostos (como a mãe)e (que feliz sou), pessoas que escrevem correctamente e bem.

Também devo dizer que não foi para mim um trabalho difícil. Eles procuravam a leitura eu, apenas os encaminhava...

mdsol disse...

Aplausos.

Ricardo Cabaça disse...

Os livros escolhidos são óptimos. Gosto da ideia de depois dos primeiros dez, venham outros dez. E depois mais dez...

colher de chá disse...

ah... Pulsante, há quanto tempo por aqui não passava. Ando ausente demais.

Eu acrescenta aos próximos dez mais dois ou três autores portugueses. Não há nada como ler sem traduções. Eça? Saramago? Mário de Carvalho? Virgílio Ferreira? Ah... são tantos que nem dá para escolher.

Ainda assim, parabéns pela iniciativa. Fossem todos assim. :)