domingo, 14 de junho de 2009

...mediocritas lusitanae...


Estou convencido que a característica que mais sobressai nos Portugueses de hoje é a mediocridade. Não somos genericamente maus e poucos são os que efectivamente são muito maus. Somos medíocres.
Esta mediocridade não é, infelizmente, uma pecha nacional. Os restantes nacionais de outros países, europeus ou não, também o são.
A única diferença que, a esse nível, nos distingue dos demais, uma única mas que no entanto é uma diferença que faz toda a diferença, é que os outros não gostam de ser medíocres, tentam ser melhores e prezam os melhores. Os Portugueses não. Os Portugueses adoram a sua mediocridade e odeiam todos aqueles, quer por uma razão ou por outra, cometem a verdadeira heresia de serem melhores que os demais. Esse ódio é tão intenso e tão visível que, na maior partes das vezes, os melhores a ele cedem e optam, deliberadamente, por serem medíocres. A bem da sua paz de espírito e da sua sanidade mental. O que é uma pena.

4 comentários:

mdsol disse...

Não sei se chore se ria com a fotografia. Balhamedeus!

:)))

cristal disse...

É o país que temos! Infelizmente. Já há anos um amigo italiano me chamava a atenção para uma coisa que eu já sabia mas nunca tinha dito claramente: A nível internacional, nomeadamente nas europeias que é onde acaba por se notar mais, os portugueses atrapalham-se uns aos outros. Como por cá acontece, muitos gastam o tempo e as energias a tentar impedir os outros de fazer melhor... É este o triste caminho da mediocridade. Estarmos mais atentos ao que fazem os outros do que a melhorar a nossa forma de fazer as coisas...

cristal disse...

Eu queria dizer "instituições europeias"... tolheram-se-me os dedos :)))

mdsol disse...

Volto para te dizer que copiei a fotogafia lá para o bb

:)))