quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

...e bem falou dom josé policarpo...


Eu ouvi as declarações do Cardeal Patriarca. Foram declarações ponderadas, sábias e de grande humildade em relação à fé muçulmana*.O Cardeal Patriarca afirmou que o diálogo com os Muçulmanos é “complicado”. O Cardeal Patriarca afirmou que é necessário primeiro conhecer bem os contornos dessa fé e depois dialogar. O Cardeal Patriarca perguntou quantas pessoas que falam dos muçulmanos já leram o Corão...O Cardeal Patriarca alertou as mulheres católicas para reflectirem bem antes de se casarem com muçulmanos...e fez muito bem. O papel da mulher num contexto social islamizado é completamente distinto do que se verifica num contexto social ocidental....A Comunicação Social distorceu, em absoluto, as declarações do Cardeal Patriarca. Distorceu na forma como abordou a declarações e na forma como descontextualizou as mesmas. Nada de anormal...infelizmente para todos nós.
Recomendo a leitura do Corão. Este exemplar custou-me 1.296 escudos em 1989 (são dois volumes da colecção “Bolso” da Europa-América. Seria bom que fosse muito lido. Muito lido para que se possa respeitar e conhecer o muçulmanismo. Só com o conhecimento sabemos sobre a semelhança e sobre a diferença das coisas e da sua natureza.


* declaração de interesses: sou absolutamente arreligioso, mas assumo-me – porque não tenho alternativa – como culturalmente católico, senão em absoluto pelo menos muito marcado pela sua mundividência.

1 comentário:

mdsol disse...

Concordo contigo!
:))

(Se quiseres vê o comentário que deixei na Barbearia do Senhor Luís)