quinta-feira, 13 de março de 2008

...sobre o acordo orto-horrográfico...

Se considero que os brasileiros têm todo o direito de escreverem português conforme o entenderem, também acho que os portugueses possuem rigorosamente o mesmo direito.
Para mim um esse “facto” nunca será um “fato”.
Este dito acordo não passa de uma cedência ao poderoso mercado editorial brasileiro e nada abona em favor dos brasileiros. Eu sempre li Jorge Amado e Ubaldo Ribeiro em português escrito “in brasilian way” e percebi “tudinho”. Não tenho culpa de, alegadamente, os brasileiros não conseguirem ler Camões ou Pessoa em “Português de Lei”.
Portugal, pátria do Português, não pode nem deve impedir que outros países de expressão portuguesa adoptem as normas gráficas que entenderem, mas tem especiais responsabilidades em relação a manter a matriz linguística, e essa matriz, para o bem e para o mal, é aquela que por cá se fala e escreve. Isso não impede que a própria língua matriz evolua. Claro que evolui, longe vão os tempos da pharmácia, mas essa evolução é isso mesmo…uma evolução. Não é o resultado de decisões unilaterais de uns pseudo-entendidos. Ph_d_m-se!

2 comentários:

mdsol disse...

Oi cara, cê tá bravo. Cadê seu humor? Cê pensa que é puxasaquismo mesmo? Ou qui tão querendo tirar sarro com ocê? Prá mim ta tudo em cima, legal mesmo...
;))

Unknown disse...

Já me chegava ter que ler em brasileiro, quando não há alternativa!...

Era o que mais faltava ter que escerever também!

Estou furiosa com essa história...

[BEIJO] solidário.........