domingo, 16 de março de 2008

...conta-me como foi...

Conta-me como foi” é uma série transmitida pela RTP1, segundo um formato que creio ser espanhol, e que relata a vida de uma família da dita “baixa classe média” nos fins dos anos sessenta, num Portugal pré-Abril, em plena “Primavera Marcelista”.
Esta série está, na minha opinião, muitíssimo bem realizada e excelentemente interpretada pelos actores de várias idades.
Retrata um modo, um tempo e umas circunstâncias que eu ainda vivi na primeira infância – quando se deu o 25 de Abril tinha nove anos -, altura em que se fixam para sempre em nós sons, cheiros e imagens.
Tenho tido o grande prazer de assistir à maior parte dos episódios na companhia da minha filha (17 anos) que gosta, também, muito da dita série, e que tem permitido, com a cumplicidade da mãe, conversas muito interessantes sobre política, filosofia, sociedade, publicidade e muitos outros aspectos, nomeadamente o grande contraste entre um tempo, que apesar de tudo, foi meu e o tempo que é dela.
No episódio de hoje, um dos assuntos abordados foi a chegada do Homem à Lua que, curiosamente, é a primeira transmissão televisiva de que me recordo. Lembro-me perfeitamente de estar a assistir a isso, dos “xxxxxxisssssss” da imagem e do som que perturbavam a nitidez da dita, do velho televisor Grundig, da sala daquela minha antiga casa e dos respectivos sofás, forrados a tecido alinhavado verde muito escuro.
Tempos, em que no meio de tanta coisa má, também havia muitas coisas boas.

2 comentários:

mdsol disse...

(não perco um episódio... e aquela voz do Carlinhos já adulto é tão convidativa que, noutro dia, iam mostar o senhor que a tem.... e eu nem quis ver...prefiro imaginar ehehe)

Curiosa disse...

Também eu, não costumo perder um episódio, mas desta escapou. Tenho pena, porque me lembro muito bem desse dia em que ficámos todos agarrados à caixa a preto e branco e sem definição alguma!